3 Motivos para iniciar agora um processo de vendas estruturado.

Grande parte das empresas brasileiras ainda fazem suas vendas de forma desestruturada, sem padrões ou processos documentados, o que sem dúvida reduz as chances de escala da empresa, ou escala-se a empresa de forma desorganizada, o que com certeza irá aumentar suas taxas de Churn e aborrecimento dos seus clientes.

Não acredita? Então continue lendo!

Motivo 01: Você irá escalar a sua empresa de maneira mais rápida.

Os empreendedores brasileiros estão se organizando a cada ano, porém ainda há empresas que não possuem um processo de vendas estruturado.

Um processo de vendas estruturado é aquele onde todo o seu time sabe qual é o ICP (Perfil do cliente ideal), e tem etapas para seguir até o fechamento da venda em si. Um processo estruturado mostra ao seu time de vendas a necessidade de que cada oportunidade ou prospect passe por essas etapas para que o ciclo de vendas da empresa não seja alongado. E é justamente no Ciclo de vendas que o processo de vendas estruturado colabora, se sua empresa possui um processo de vendas estruturado e documentado o ciclo de vendas de sua empresa irá reduzir dando velocidade ao crescimento do seu negócio.

Motivo 02: Você terá um time vendas orientado e poderá determinar metas e cobrar resultados.

Com um time de vendas bem orientado, eles saberão por onde começar, que etapas seguir, como fechar a venda, e como lidar com aquele perfil de cliente, porque esse perfil foi estudado e definido pela empresa como o perfil de cliente ideal, e se ele é o cliente ideal, subtende-se que sua empresa o conhece muito bem.

Dessa forma seu time de vendas poderá prestar uma venda consultiva, usando técnicas de spin selling para alinhar a solução ideal ao cliente. E assim, com o um processo de vendas e perfil ideal de cliente definidos você poderá definir metas arrojadas e cobrar resultados que sua equipe terá chance de alcançá-los.

Motivo 03: Você não terá dificuldade de inserir um novo integrante no time de vendas.

Com o seu processo de vendas estruturado, será fácil inserir um novo integrante no time de vendas, já existem padrões e etapas a serem seguidas, já existem percepções de qual é o perfil ideal para compor o time de vendas, e será fácil validar se esse novo integrante irá se encaixar ou não.

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