O que é Growth Hacking?

Sean Ellis é quem cunhou o termo Growth Hacking.
Segundo ele a definição correta: marketing orientado a experimentos. Ou seja, encontrar oportunidades/brechas (hacks) para o sucesso e criar estratégias específicas visando resultados mais rápidos e acelerando o crescimento (growth) da empresa.

Sean Ellis inventou o termo growth hacking para descrever o que ele mesmo vinha realizando pelas empresas por onde passava.

“Growth Hacking é marketing orientado a experimentos.” (Sean Ellis)

Em português, growth hacking não tem tradução extata e por ser uma expressão, é difícil ser específico a respeito de seu significado.

Traduzindo as palavras, seria algo como:
– Growth – Crescimento
– Hack – Brecha, espaço, corte
– Hacking – O ato de encontrar e explorar essas brechas e espaços.

Analisando de maneira simples, é possível compreender o growth hacking como a prática de encontrar “gatilhos” que, ao serem acionados, promovem um crescimento acelerado em uma empresa.

O Growth hacking se equivale da abordagem científica para encontrar esses gatilhos e explorá-los. Por isso a explicação do Sean Ellis faz tanto sentido: “marketing orientado a experimentos”.

A figura do Growth Hacker

Sean Ellis compreendeu que muitas vezes, ao terminar seu período de consultoria, as empresas pausavam sua inovação e deixavam de aplicar growth hacking, voltando a estagnar ou desacelerar seu crescimento.

Após sua percepção, ele sentiu a necessidade de formar profissionais para dar continuidade ao trabalho que ele havia implementado. Surgia assim a figura do growth hacker.

Geralmente, Sean ia em busca desses profissionais nas áreas de Marketing das empresas, pois eram os mais próximos de possuir os conhecimentos necessários.

Além do conhecimento técnico e conceitual de Marketing, o growth hacker precisa entender muito bem de processos, metodologia de experimentos, tecnologia e acima de tudo, psicologia do consumidor.

Saber como as pessoas pensam ao longo da jornada de compra, como reagem e pelo que são motivadas é algo essencial para um growth hacker.
Conclusão
Agora que você sabe um pouco mais sobre growth hacking, já pode começar a treinar essa forma de olhar para sua empresa e acelerar seu crescimento.

Pensar como um growth hacker vai permitir que você encontre e explore, de maneira científica e bem embasada, os gatilhos que alavancam o crescimento da sua empresa.

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