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Estratégias eficazes de marketing digital para a nova década

O marketing digital vem conquistando cada vez mais espaço no mundo moderno e seus impactos sobre as formas das marcas se relacionarem com seu público-alvo também.

Por isso, é fundamental que estejamos de olho neste ambiente em constante mudança, para podermos identificar novas tendências, mudanças de comportamento e o surgimento de novas tecnologias.

Justamente por isso, fizemos uma análise das principais tendências do marketing digital para 2020, assim, empresas, estudantes e profissionais de marketing on-line poderão ter uma referência, e com isso, se prepararem para essas mudanças. Vamos lá?

1. Tendências já consolidadas no marketing digital

As tendências que citaremos aqui já estão consolidadas no mundo digital, mas diferente de outras, não perderão seu valor e continuarão sendo usadas nesta nova década. São elas:

A) Marketing de conteúdo

Se você acompanha o cenário de Marketing Digital há algum tempo, certamente está familiarizado com o termo marketing de conteúdo. Apesar de frequentar o topo das listas de estratégias mais utilizadas desde 2013, a tendência é que continue como maior fonte de tráfego da web.

Para se ter uma ideia, mais de 70% das empresas no Brasil já utilizam essa estratégia em suas ações de marketing. O mix de conteúdo também pode ser um grande diferencial. Artigos, e-books, infográficos, vídeos, apresentações de slides, dentre outros são alguns dos formatos que mais agradam os consumidores na web.

B) SEO

O trabalho de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca, será ainda mais valorizado nesta nova década. Em tempos de custos de mídia crescente, a exposição orgânica ganha cada vez mais destaque entre as estratégias de marketing digital, pois além de redução de custos com mídias pagas, o tráfego de busca orgânica é extremamente qualificado.

As técnicas de SEO vêm se aprimorando rapidamente, na medida em que as atualizações dos algoritmos do Google se tornam cada vez mais frequentes, buscando se adaptarem a novos hábitos dos consumidores e novas tecnologias que vão surgindo a cada dia.

Outra tendência para 2020 é o uso cada vez maior de ferramentas de SEO sofisticadas, como a SemRush, para ajudar no processo de pesquisa de palavras-chave mais relevantes e monitoramento de posições, já que a quantidade de variáveis que determinam o posicionamento de um site nas páginas de respostas dos grandes buscadores são cada vez maiores.

C) Big Data

A coleta de dados é um dos grandes diferenciais quando se trata de prever e analisar o posicionamento de mercado. Os dados mais utilizados são aqueles relacionados aos consumidores, que dão à empresa a oportunidade de personalizar, segmentar, priorizar e se adaptar às mudanças de consumo.

Isso torna o relacionamento entre a empresa e o cliente uma via de mão dupla, na qual as reações dos consumidores são registradas em tempo real. Então a instituição as analisa, correspondendo com incrível empatia e rapidez.

De acordo com um relatório da International Data Corporation (IDC), o investimento na coleta de dados deve crescer em torno de 50% em 2020, gerando uma receita de 187 bilhões de dólares para esse setor. Fica bem óbvio o quanto essa tecnologia traz bons resultados para as empresas atentas às tendências de Marketing Digital.

D) Mobile Marketing

Atualmente, é impensável elaborar uma estratégia sem considerar a otimização para dispositivos móveis. No Brasil, 79% de todo o tráfego é originado de tablets, notebooks e, principalmente, smartphones. A previsão é de que, neste ano, esses números se tornem ainda mais impressionantes. Portanto, é indispensável considerar o mobile marketing na execução das ações do seu negócio.

Sites sem design responsivo certamente perderão clientes e, se você investe em anúncios online, é essencial começar a utilizá-los também em plataformas voltadas aos dispositivos móveis.

A tendência que observamos crescer e que manterá esse ritmo no próximo ano é o uso de aplicativos. O Brasil está na segunda posição mundial da lista de países que usam mais aplicativos por mês. Fica claro que empresas que investirem nos aplicativos fomentarão as suas estratégias de Marketing Digital.

E) Vídeo Marketing

Já falamos muito sobre as tendências de vídeo (LINKAR O TEXTO CONTEÚDO PARA A NOVA DÉCADA) para esta nova década, mas nunca é demais relembrar. Por isso, vamos levantar alguns dados.

O uso dos vídeos nas estratégias de marketing vem crescendo de forma estável nos últimos 3 anos e a tendência é crescer ainda mais! O motivo é simples:

• 54% das pessoas que assistem a vídeos estão demandando por mais conteúdo inédito;

• Os usuários gastam 88% mais tempo em sites que apresentam vídeos;

• 72% dos consumidores usam vídeos para aprender sobre um produto, ao invés de lerem o manual do usuário;

• E-mails com a palavra “vídeo” no assunto apresentam taxa de abertura 7% maior;

• As pessoas apresentam probabilidade 1,5x maior de assistir a vídeos em seus smartphones;

• Os usuários estão assistindo a mais de 1 bilhão de horas de vídeo diariamente no YouTube.

2. Tendências que estão se consolidando no Marketing digital

Se você estava ansioso para saber quais são as novas tendências para esta nova década, chegou a hora. As tendências que serão citadas aqui já são usadas, mas virão com força total a partir deste ano.

A) Pesquisas por voz

Provavelmente, você já deve ter se deparado com a Siri, da Apple, com a Alexa, da Amazon ou até com o Google Assistente.

E todos eles têm algo em comum: são considerados assistentes virtuais inteligentes, cuja interação acontece pela fala.

Cada vez mais populares entre o público, em 2020 cerca de 50% das pesquisas serão realizadas por voz, de acordo com dados apresentados pela ComScore.

Ou seja, isso significa que as marcas realmente precisam rever as maneiras como os processos de busca são feitos atualmente para se adequar a essa tendência.

B) WhatsApp Marketing

Muito mais do que trocas de mensagens instantâneas, o WhatsApp é uma ferramenta que auxilia o Marketing Digital das empresas. Não é novidade que o aplicativo tem bilhões de usuários ativos. Em vista disso, muitos empreendedores já utilizam e veem resultados positivos do WhatsApp nas suas campanhas de publicidade on-line, por meio do WhatsApp Business.

Podemos prever que, em 2020, as organizações desfrutarão ainda mais desse aplicativo. Para isso, uma boa opção é o WhatsShare, que permite a automação dos serviços de atendimento ao cliente, integrando a ferramenta com outros aplicativos de comunicação. Dessa forma, o suporte é oferecido em tempo real.

C) AMP

O uso de dispositivos eletrônicos tende a crescer e o número de pessoas conectadas também. Por exemplo, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 116 milhões de pessoas usam a internet.

Dentro desse número, 94,6% usam o celular para se conectarem ao mundo virtual. As empresas que primam por páginas responsivas e se preocupam com a experiência do usuário tendem a alcançar boas posições nas páginas de buscas.

Com o objetivo de tornar a navegação em smartphones ou tablets mais segura e rápida, foi desenvolvida pelo Google uma tecnologia chamada Accelerated Mobile Pages (AMP) — em português, páginas aceleradas para dispositivos móveis. 

Algumas instituições como o Washington Post usam o AMP, principalmente, nas postagens de artigos e notícias. Outras a utilizam para vídeos e GIFs. Em resumo, é uma estratégia de Marketing Digital que acompanhará o comportamento “móvel” do ser humano.

D) Imagens em evidência no Google

As imagens estão ganhando cada vez mais relevância nos resultados do Google. Você já deve ter notado que ao fazer uma busca no Google, em alguns casos, as imagens aparecem em prioridade entre os resultados? 

Isso acontece por um fator que Google passou a levar em conta e que é fundamental no marketing, as imagens tem um grande poder de atrair nossa atenção mais rapidamente.

Então, otimizar as imagens com SEO image melhora o posicionamento do seu conteúdo e provavelmente trará ótimos resultados.

É fundamental também estar presente em canais focados em imagens, como Pinterest e Instagram.

Como sabemos, as tendências de marketing digital mudam todos os dias. Porém, quando você prevê as mudanças e se adapta a elas, seguramente terá a oportunidade de se destacar perante a concorrência.

As tendências que citamos aqui serão só algumas das que veremos a partir de 2020. Em breve, faremos novos conteúdos explicando de forma mais detalhada cada uma delas e também, várias outras não citadas.

E você, o que vai fazer a respeito disso?

Fale com nossa equipe pelo fone (62) 3099-6632 e saiba como as estratégias de Marketing Digital podem impulsionar o crescimento e as vendas da sua empresa.

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